Folhas de Papel A4 empilhadas.

Sabendo o tamanho de papel mais indicado para cada finalidade, podemos tomar melhores decisões de compra. O papel faz parte das nossas vidas e dependemos dele para muitas coisas. A fim de facilitar a vida de quem precisa saber os tamanhos de papéis é que nós criamos esse post. Para te ajudar na hora da impressão, vamos tratar ainda das diferenças mais comuns entre os tamanhos.

Você sabe que antes mesmo da invenção do papel, o homem já usava metais e pedras para desenhar em diversas superfícies. Porque em algum momento notou a necessidade de registrar as experiências. Assim, propagando e documentando os acontecimentos.

Diversas formas de “papel” existiram na história da humanidade. Por exemplo, na Grécia antiga, as escritas eram feitas em pergaminhos fabricados com pele de carneiro. Já no Egito antigo, eles utilizavam o papiro, feito com uma planta que levava o mesmo nome. Portanto, é notável a importância desse aparato na história da humanidade.

Boa parte dos tamanhos de papéis é formada por uma letra e por um número que são definidos por órgãos de padronização.

Quem define estes tamanhos e regras?

A ISO 2016 é a responsável por definir os tamanhos de papel da série A, ou seja, A4, A3, A2 e outras.

No entanto, temos outros formatos de tamanho grande que são definidos pela DIN 476 que é um padrão alemão, fonte de informação para a criação da norma ISO 216.

Apenas países como EUA, Canadá e partes do México que não fazem o uso dos tamanhos de papel da série A. Em países de língua inglesa, como Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido o A4 é padrão para negócios. Ele foi adotado ainda no século XX e de lá, seguiu para o resto do mundo.

Para que o papel possa tanto ser cortado quanto encaixado nos padrões da série A existem os tamanhos não cortados chamados de RA e SRA, porque eles possibilitam a sangria da tinta enquanto há a impressão.

Observação: Tirando os modelos norte americanos, independente do padrão, quanto menor for o número do papel maior será o tamanho do papel. Quando o número que forma o nome do papel aumenta, seu tamanho diminui. Ou seja, o papel A3 é maior do que o A4 e o A5. Já o papel A6 é menor do que o A1. Existe um site bem legal, o Tamanhos de Papel se quiser ver mais coisas, dá uma olhadinha lá!

Aqui vamos tratar dos modelos mais comuns no Brasil.

Tamanho de papel: A4

Quando falamos em folha A4, logo pensamos na folha de papel sulfite. Este tamanho de papel é o mais utilizado em escritórios, repartições públicas, e uso pessoal. Essa medida se tornou a padrão. Por isso, é utilizada para: impressos, documentos, arquivos, trabalhos escolares e por aí vai. A folha A4 tem em média 21 centímetros por 29,7 centímetros.
O tamanho de papel A4 também é utilizado para fazer catálogos, folders, flyers e revistas.

Tamanho de papel: A3

O papel A3 é bastante empregado na impressão de cartazes, pois o seu grande formato é ideal. Ele tem o dobro de largura do papel A4 e mede 42 centímetros de largura por 29,7 centímetros de altura.

Tamanho de papel: A2, A1 e A0

No caso do papel A2, ele apresenta como medidas 42 centímetros x 59,4 centímetros.

O A1 com 59,4 centímetros x 84,1 centímetros.

Já o papel A0 com 84,1 centímetros x 118,9 centímetros.

Tamanho de papel: A5 e A6

O papel no formato A5 apresenta como medidas 14,8 centímetros x 21 centímetros e o A6 tem 14,8 centímetros x 10,5 centímetros, portanto, os papéis A5 e A6 são usados pelas gráficas na impressão de folhetos.
O papel A5 é muito usado para blocos de notas e convites, porém nada impede quem sejam confeccionados flyers e folders. Já o papel A6 é indicado para a confecção de crachás.

Outros tipos de Papel

Certamente você já deve ter visto papéis e documentos mais antigos que foram escritos e impressos em folhas que tem um tamanho diferente do comum. Isso ocorre, porque devido a passagem do tempo, o emprego de certos tamanhos foi dando lugar a outros.

Papel Ofício

A folha ofício, por exemplo, é um tipo de papel grande que mede 21,59 centímetros x 35,56 centímetros. Ela perdeu espaço para os novos formatos usados pelo governo e no setor jurídico, pois a carta agora ocupa esse espaço medindo 21,59 centímetros x 27,94 centímetros.
Comparado ao A4, o papel ofício é um pouco menor, porém com ele é possível fazer flyers, folders, catálogos e outros artigos gráficos.

Papel Carta

A impressão dos formatos A4 e carta é feita em todas as impressoras, porém, quando é preciso fazer a impressão de folhas tamanho A3 e ofício será preciso adaptar a impressora, pois ela exigirá bandejas maiores, comumente encontradas nas impressoras a laser.
Já quando é necessário imprimir nos tamanhos de papel A2, A1 e A0, a pessoa precisará contar com máquinas específicas que recebem o nome de plotter. Essas impressoras estão aptas a imprimir por metragem.

A lista dos padrões de papéis do norte da América

Porém, como dito no começo do post, os EUA, Canadá e algumas partes do México não aderiram à norma ISO 216, eles seguem a ANSI Y14.1M, que se trata de tamanhos e folhas métricas de desenho. Nesses países os tamanhos são os seguintes: Papel Meia Carta – 14 centímetros x 21,6 centímetros.; Papel Carta – 21,6 centímetros x 27,9 centímetros; Papel Ofício – 21,6 centímetros x 35,6 centímetros; Papel Ficha – 12,7 centímetros x 20,3 centímetros; e o Papel Tablóide com 27,9 centímetros x 43,2 centímetros.

COMENTE!

Ficou com alguma dúvida sobre o uso dos papéis? Então, entre em contato agora mesmo que a nossa equipe está pronta para esclarecer. Tem alguma coisa que esquecemos? Fique à vontade para comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *