Papéis couché e kraft empilhados. Na imagem existe o nome do post: Quais são os tipos de papel e seus usos?

Saber quais são os tipos de papel e para qual material gráfico ele é usado é muito útil. Isso fará com que o seu impresso fique muito mais bonito e se destaque frente a concorrência. Afinal, o que você precisa é encontrar diferentes formas de encantar e fidelizar o seu cliente.

Papel Vergê

O papel vergê é um dentre tantos tipos de papel empregados na confecção de convites ou em atividades artesanais. Porque ele é mais duro que o sulfite, porém mais fino que uma cartolina.
Com uma textura em relevo e levemente rugosa, ele deve ser utilizado em impressões que exigem maior sofisticação. Por esse motivo, o papel vergê é usado para produzir certificados, convites, folhetos, cartões de visita, certificados e diploma, pois sua gramatura tem em média geralmente entre 80 e 180.

Papel Vegetal

Para fazer a sobreposição de catálogos, impressos especiais, convites e artesanato, a melhor opção é fazer uso do papel vegetal. Pois este tipo de papel é confeccionado com uma fibra de celulose pura, ou seja, ele não faz uso de nenhum adicional químico.
Como tem uma transparência parcial, é comum ver pessoas que desenham fazendo uso dele. Por ter uma formação rígida, o papel pode ser dobrado e isso não quebra a fibra.

Papel Design White

Empresas que querem fazer um catálogo com um toque de luxo podem apostar no papel design white, pois ele é um dentre tantos tipos de papel que é macio, pois é detentor em uma composição de uma boa quantidade de algodão.
Como sua textura quadriculada é leve, ele passa a ser a opção ideal para aqueles que precisam de uma impressão de qualidade. Além dos catálogos, é possível usar esse tipo de papel em diferentes impressos e até mesmo convites, porque ele tem 250 gg/m².

Papel Offset

Agora, falaremos um pouco sobre o papel offset. Esse é um tipo de papel que é branco e fosco dos dois lados. Ele se parece bastante com o papel sulfite. Quando comparado a outros tipos de papel, ele sai na frente, porque possui alta resistência contra a umidade e é capaz de absorver mais tinta que os demais, porque não é revestido.
Com um preço mais acessível no mercado, o papel offset pode ser usados em materiais que receberão textos podendo ser os papeis timbrados de sua empresa, folhetos, agendas, cartas, blocos, cartazes, selos e até miolos de livros. Há pessoas que usam ainda para fazer folders e panfletos. Sua gramatura varia de 56 a 240 g/m².

Ilustrar como é o papel offset. Na imagem são vistas folhas do mesmo.
Papel Offset

Cartão Triplex também chamado de Papel Supremo

Se sua empresa deseja fazer a impressão de pastas, encartes, embalagens, cartões de visita, convites, calendários, marcadores de página e imãs. Nossa dica é apostar em um papel que tem todas essas possibilidades que é o papel supremo.
Extremamente resistente devido a sua alta gramatura. Ele é liso e tal característica faz com que as impressões ganhem acabamento diferenciado e alta qualidade. No entanto, seu nome verdade é cartão triplex, pois o supremo é apenas comercial.

Por fim…

Se tiver dúvidas sobre os tamanhos dos papéis, clique aqui e leia nosso post sobre os tamanhos dos papéis.
Gostou de saber mais sobre alguns dos tipos de papel usados para impressão? Certamente, faltaram alguns. Qual deles a gente não falou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *