Quais os tipos de impressoras que existem? Imagem com impressoras diversas, como: Impressora à laser, plotter, multifuncional.

No mercado, existem muitos tipos de impressoras e devido a isso, as pessoas encontram dificuldades para entender o que cada uma delas faz.

É fato que muitas impressoras contam com recursos parecidos e o que diferencia umas das outras são os recursos tecnológicos, pois eles é que vão fazer a diferença no bolso na hora de fechar a compra.

A fim de te ajudar na missão de escolher a melhor impressora, vamos fazer um post pontuando as diferenças e as funcionalidades de alguns modelos.

Bulk ink não pode ser considerada como uma impressora

Para começar, vamos falar da Bulk ink. Muitos acham que ela é uma impressora, porém ela consiste em um sistema de reservatórios de tintas para impressoras do tipo jato de tinta.

Ao invés da impressora ser alimentada pelos cartuchos de tinta padrão, a alimentação ocorre por meio dos tanques. No entanto, é bom deixar claro que apesar de baixar o custo da impressão, esse sistema não encontra autorização por parte dos fabricantes.

Impressora de cera é ecologicamente correta

Certamente você já ouviu falar da impressora cera. Seu funcionamento é muito parecido com as de jato de tinta, porém a impressão é feita a partir de cera sólida e não de cartuchos com tinta líquida.

Como conta com as mesmas aplicações de uma impressora de jato de tinta, esse modelo pode ser facilmente usado em casa, mas ela é mais cara. No entanto, a quantidade de resíduos usados é menor, o custo da impressão é mais baixo e a troca dos insumos é mais fácil de ser feita.

Grandes empresas usam a impressora de impacto

A impressora de impacto não é indicada para ser usada em casa, porque ela é limitada e lenta, mas grandes empresas usam esse equipamento em seu cotidiano, porque ela é capaz de imprimir uma grande quantidade de papéis usando somente um papel carbono.

Impressora jato de tinta ainda é a mais conhecida

A mais conhecida é a impressora jato de tinta. Locais que fazem uso de uma baixa quantidade de impressão como casas e microempresas podem fazer uso do equipamento, pois ela apresenta boa qualidade e velocidade de impressão.

No entanto, sua qualidade é mais baixa que a impressora laser, mas como seu preço é acessível, ela é acaba sendo a escolhida nas residências.

Alto volume de impressão deve contar com a impressora a laser

Locais onde o volume de impressão é alto devem fazer uso da impressora a laser, pois o custo de impressão fica mais baixo quanto mais impressões são feitas. Por isso, ela é usada em prefeituras, empresas, escritórios, instituições e outros. Sem falar que sua qualidade de impressão e velocidade são notórias.

A impressora vem com o passar do tempo ganhando espaço em diferentes locais, principalmente em segmentos que precisam de impressão colorida.

Sua grande vantagem assim como das impressoras a laser é o fato de os cilindros serem alinhados de forma horizontal e isso possibilita a impressão de papeis de tamanhos, tipos e gramaturas diferentes. Gráficas e empresas que fazem exames médicos têm usado essa impressora.

Multifuncionais são as queridinhas

As multifuncionais são as queridinhas, pois podemos dizer que elas são próprias para qualquer ambiente. Como contam com recursos extras, elas são muito difundidas por serem capazes de realizar impressões, escanear e até enviar fax. Todas essas características fizeram com que elas caíssem no gosto popular rapidamente.

Plotter entrega impressões excelentes

Impressões que exigem uma qualidade excelente devem ser feitas na impressora chamada de Plotter. Empresas de arquitetura, engenharia e estúdios fotográficos fazem uso desse equipamento.

A tecnologia atualmente possibilita que essa impressora seja capaz de imprimir imagens em grande formato com a qualidade desejada e por esse motivo, até obras de artes são impressas em um plotter.

Impressora solvente é a melhor opção para empresas que trabalham com artes gráficas e comunicação visual

A impressora denominada solvente faz uso de tintas a base de solvente. Empresas que trabalham com artes gráficas e comunicação visual tem esse modelo, pois ela imprime banners, faixas, adesivos em vinil, adesivos para carros, faz ampliações e outdoors. No entanto, é fundamental contar com licença ambiental para usá-la, pois a tecnologia solvente pode acarretar problemas ambientais.

Tanque de tinta é indicada para casas ou pequenas empresas

Acima, falamos sobre a bulk ink. A impressora tanque de tinta veio responder o uso irregular dos tanques de tintas nas impressoras bulk ink. A tanque de tinta tem boa qualidade e uma rápida impressão, porém é melhor ser usada em locais onde o volume de impressão é baixo como em casas ou pequenas empresas.

Impressora térmica é empregada na impressão de extratos bancários e cupons fiscais

A impressora térmica é usada na impressão de cupons fiscais e extratos bancários. Com o tempo, o que foi impresso vai desbotando. Há modelos que possibilitam a impressão em duas cores, podendo ser preto e uma cor adicional que costuma ser o vermelho. Isso faz com que o papel receba calor em duas temperaturas distintas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *